quinta-feira, 13 de maio de 2010

Paloma e Natalia

Passeio no Aterro Sanitário e Galpão de Reciclagem
No dia 06/05/10 nossa turma foi no Aterro Sanitário e Galpão de Reciclagem em Gravataí, conhecer um pouco mais do que nós estamos produzindo, no nosso mundo.
Pegamos o ônibus e fomos no lugar desejado demoramos um pouco, quando nós chegamos a frente do aterro sanitário a bióloga não tinha liberado a nossa entrada, mas depois nós conseguimos entrar. Ao entrarmos na companhia de dois homens, vimos uma montanha de lixo enorme que soltava um gás tóxicos que sai por chaminés, um dos homens explicou também que o lixo muito velho libera um líquido preto chamado chorume.
O chorume tem duas ultilidades, uma delas seria: um caminhão de 360.000 l pega o chorume e leva a Corsan onde é tratado, posto no rio, e a Corsan pega novamente a água do rio que e este trajeto é feito 4x por dia, a segunda ultilidade do chorume é joga-lo no aterro quando há sol para evaporar.
Um dos nossos colegas perguntou a um dos senhores quantos anos + ou - duraria o aterro, e quantos anos tinha o aterro e ele respondeu:
- O aterro tem 16 anos e pode durar dois anos!
Subindo uma lomba um dos homens explicou que tem um caminhão branco que recolhe o lixo orgânico.
Quando iamos ao galpão vimos uma pilha de pneus, que são ultilizados para fazer um dreno.
Quando entramos no galpão sentimos um cheiro muito ruim, mulheres da cooperativa de catadores separavam os lixos como: garrafas, caixas de leite e etc.
Tivemos uma explicação sobre o lixo que é reciclavel, e quando saimos do galpão também recebemos uma explicação sobre os pneus.
Voltamos ao ônibus e foi uma folia todo mundo começou a cantar, alguns colegas dormiram outros cantaram e emfim voltemos a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário