quinta-feira, 20 de maio de 2010

diuly

O PASSEIO
Nos fomos ao aterro sanitario ficamos um tempo esperando no onibus.Quando entramos nos vimos o churume tinha um cheuro muito ruim também vimos uma pilha de lixo e nesta pilha de lixo o lixo ficava velho apodrecia eles cavaram por baixo da terra e botavam uns pneus para escorrer o liquído cxhamado churume e ficamos um tempo comverssando.
E aprendemos que as pessoas podiam separar o lixo mas as pessoas não separam.
E tambem fomo ver o galpão de reciclagem lá as molheres tinhão que separa os lixo organico dos reciclaveis para as tias passarem menos trabalhos e o senhor que nos apresentoumostrou para gentemostrou para nós o responssavel pelo galpão de reciclagem eo senho nos mostrou algumas coisas sobre o galpão de reciclagem.
Depois fomos devolta para á rua e aperendemos que o pneué aproveitado mas é só uma parte a outra eles querem achar algo para o futuro apeoveitar o resto do pneu.

Vanessa Martins da silva

Aterro Sanitário
O Aterro sanitário estava muinto legal agente viu muintas coisas como o aterro muinto lixo e tinha lagoas e lá tinha um morro cheio de lixo que levam todo o nosso lixo para lá
depois os caminhãos eles pegam todos os lixos e tinha tantas chaminés com muinta fumaça .
Eu adorei o passeio porque lá tinha muintas coisas como o chorume tinha um homem que falou tudo sobre o chorume para nós ele disse que o chorume é feito para escorrer todo o liquido
claro que tinha um cheiro estranho mais isso é assim mesmo eu amei o aterro foi bem legal
lá eu apreidi muints coisas bem interesante.
Tinha o homem que ele disse também que a parte laterau é reproveitado claro que eu não botei todas as coisas mas foi assim que eu relatei e foi assim.

diuly

O passeio

Matheus fraga

saida para o galpão de reciclagem


Eles coletam muito lixo e a onde nos vamos tem muito lixo para ser reciclado agora tem uma montanha de lixo e um lago chamado chorume e na motanha o lixo e colocado terra para tàpar o mau cheiro.

No galpão de reciclagem eles separam todo o lixo em orgânico, papel, metal e plástico o chorume, é levado para Corsam para ser tratado os trabalhadores do galpão jogam o chorume na terra para ser evaporado,e tambem tem um lugar onde o lixo e transformado em caixas.

Eles disseram que devemos reciclar em casa para ajudar o meio ambiente.

Eles no ensinam a distribuir o lixo um tipo em cada lixeira a reciclar e a usar os objetos para ajudar o planeta.

Aterro Sanitario

Ana Gabriela Santos Martis

Aterro Sanitário
Nós fomos ao Aterro Sanitário e lá é um Galpão
de reciclagem e os lixos da nossa cidade são levados para la também os de mais duas cidades que são Canoas e Esteio e lá tem uma montanha de lixo e os homens que trabalhan lá
nos falaram que em mais ou menos vinte seis dias podem chegar quatrocentas toneladas de lixo e eles colocam terra em cima do lixo.
Depois nós fomos para o Galpão de Reciclagem e lá é reciclado e separado todos os lixos como papel,plasticos e etc vimos varios tipos de maquinas que são usados .
Enquando estavamos saindo um se senhor nos explicou sobre o pineu que o pineu é usado de duas formas para o chorume e a parte lateral do pineu é cortada e reaproveitada e depois nos fomos embora.

Vinicius Silveira

o passseio
Quando nos estavamos indo para o Aterro Sanitario nos se perdemos.mas quando chegamos lá a Maria José desceu do onibus e esperou os responsaveis chegar foi us 30 minutos,mas eles chegaram e nos fomos direto para o chorume que são três piscinas de chorume.
E ele falou que o lixo é enterrado e chorume é colocado em cima da grama em dias de sol para evaporar.
Depois fomos la no Galpão de reciclagens Aterro sala o munitor falou que levavam caminhão de lixo .
Para ele no galpão para ser resiclavel. Eo pineu é sucata porque eles aproveitam a maioria dos pineus então fomos para a escola lanchamos e almoçamos e ficamos para o + edução.

Gabriel Ramos

Um passeio radical
O passeio foi muito radical nós aprendemos que tem que coletar nossos lixos em lixo seco e organico,assim não da tanto trabalho para os funcionário do galpão de reciclagem e saber ajudar o trabalho separar as sacolas,vidros,metais.
E no lixão tem a lagoa de churume que eles fazem um buraco e colocam pneus para passar a água podre porisso que se chama chorume e tem uma montanha no morro,é tudo de lixo que tem uma chaminé que sai fumassa quando o calor queima o lixo que esta embaixo da terra eles tapam o lixo com terra para afastar fedor,ratos,ebaratas.
O responsavel do galpão de reciclagem disse que antes de colocar o lixo fora separar olixo seco e o lixo organico.
















Um passeio Radical
O passeio foi muito radical nós aprendemos

Ronaldo

O Passeio

No caminho do aterro sanitario foi muito legal porque nos os meus colegas fomos cantando ate la.
Chegando la na porteira o porteiro nâo queria deixar nos entrar no aterro sanitario .
Nisso a Jò desceu do ònibos e comesou a falar com o porteiro .
Entâo ele deixou nos entrar no aterro sanitario .
Entrando là o tio jà estava nos esperando para nos mostrar as coizas e ele nos mostrou o churume e o caudo do lixo eles cavam um boraco bem fundo para colocar o chorume .
E depois nos fomos no galpâo de resiclagem .
Nos a prendemos que nos temos que separar os lixos metal, garrafa ,papel e plastico .
E depois nos fomos ver os pneus nòs aprendemos que os pneus eles usam os pneus para fazer um canal para o chorume escorrer no pneus.

Patrine

o passeio


La tem muitas que coisas de lixo para reciclar ums caminão leva os lixo em cima de uma

montanha.Lá os lixos que tem um liquido que apodrece que forma o chorume o liquido que é fedorento.E muitas pessoas que trabalhãm no galpão tem até mulheres dentro de um galpão muitas mulheres trabalhãm reciclando garrafas num saco,lata no outro saco. E nós levamos muitas horas para entrar no galpão.Mas nós conseguimos entrar no galpão.E o peneu é usado para fazer o chorume.E aparte do peneu é reaproveitado.Nogalpão são muitas pessoas trabalham.E depois nós vimos tudo e fomos enbora.

Gustavo

O Passeio

Hoje no dia:06/05/10 nós fomos no Aterro Sanitário e no Galpão de Reciclagem.
Quando nós chegamos ao Aterro Sanitário, nós encontramos dois senhores responsáveis,e
eles mostrarãm o chorume e esplicarãm o que erá o chorume.
Depois a gente foi ver o gás tóxico que saia duma chaminé ele disse que tem muito lixo enterrado no morro.
Depois nós vimos os pneus ele explicou que os pneus servem para fazer canal dreno e que é reutilizado a lateral do pneu.
Saímos do Aterro Sanitário e fomos ao Galpão de Reciclagem, lá a gente viu as mulheres reciclando garrafas pet, caixa de leite,plástico,papelão e outras coisas, o responsável disse que 1,5t papel reciclado = + 26 árvores não cortadas.
Depois nós voltamod para o ônibus. Fomos para a escola lanchar depois de lanchar nós fizemos dupla para fazer um relatório sobre o passeio quando a gente começou a fazer o relatório bateu para ir embora.

Cristian

O passeio
O 5º ano foi fazer um passeio de campo e o 5º ano entrou no ônibus e nós fomos
cantando até nós chegar no galpão de reciclagem .
E quando nós estavanos chegando nós si perdemos e o motorista desceu do ônibus para perguntar aonde fica o galpão de Reciclagem e guando nós chegamos nós descemos do ônibus nós
descemos sobre o aterro

WILIAN

ATERRO SANITARIO

Quando chegamos fomos conversar sobre o chorume, é um liquido que quando o lixo apodrece que forma um grande rio de chorume ele disse que saia muitos caminhoes para

esteio,gravatai e cachoeirinha.
E depois disso fomos para o galpão de reciclagem depois conversamos bastante com o responsável do galpãoe ele pediu para nós separar o lixo orgânico e seco e ele disse que tinha uma máquina de moer plastico e falou que não podemos jogar lixo no chão.

Vimos muitas mulheres trabalhando na coleta celetiva depois fomos conversar sobre o pneu ele falou que o pneu demora 500 mil anos para se decompor e ele explicou muitas coisas depois viemos embora e cantamos muito no Ônibus.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Deivid

Lixão
Nos passemos por muitos sítios bem cuidado e bem limpo nos chegamos fomos recebido por dois senhores que falaro sobre o xurume.
E sobre a lagoa de chorume, botavam pneos no meio do lixo para descer o chorume chegar lá. Cada dia uma tonelada e meia de lixo e o choorume vai para
Corsan ser tratada e vai para o rio. Depois vai para corsan de novo e é tratada
novamente e vem para nossa casa e depois nos fomos para o galpão e mulheres
separan o lixo nos galões.
Um senhor respondeu todas as nossas perguntas.
E nós falamos com o encaregado dos pneose e usado para dese o chorume.
E nos fomos em bora e nos se devertimos muinto dentro de ônibus.
E FOI ISSO

Francieli y Fernanda

Saída de Campo

Hoje dia 06/05/10 teve uma Saída de Campo pra Aterro Sanitário e Galpão de Reciclagem.
Entramos na escola conversando com nossos colegas, bateu entramos na sala de aula sentamos e falamos sobre o passeio.
chegou o ônibus entraram as meninas e deipois os meninos,e camtamos e nós divertimos com as músicas.
Derepente nós nus perdemos, mas depois se achamos.
Chegando lá andamos,encontramos dois homens, ele disse:
_ ele falou como é o trabalho deles etc...
E também achemos enteresante o churume que é um liquido do lixo, que depois vai para os rios, a Corsan pega(de 360,000 litro em)quatro viagens de caminhão,para tirar o podridão. Devolve depois nos rios e novamente depois pegam e fazem um novo tratamento.O homem explicou que os caminhãoes de lixo sobre no morro,botam os lixos emcima do outro,eles pegam terra e botam em cima e saí gás,num tipo de chaminé.
Depois fomos no galpão de Reciclagem, emtramos lá tinha um monte de mulhres trabalhando, separendo o lixo lá estava um fedor horrível, fomos lá embeixo, fimos um homem e ele explicou varias coisas do lixo.
Depois foms lá fora e vims dois cachorrinho cheio de sarna, conversamos sobre os pneus, como eles são:Canal dreno,Reltilizado Lateral.
A professora Adriana falou que era para nós irmos embora por que estava na hora de lanchar.
Entramos no ônibus eu e a Fê dormimos, a Paloma,Natalia etc...
No meio do caminho comesamos a cantar: Eu já falei vou repiti é o Castro que manda aqui.
Chegamos lá na escola lanchamos e fomos para o Mais Educação.

luara y thaina

SAIDA DE CAMPO



Hoje é dia 06.05.10 quinta-feira a turma do 5ºano.
Foi numa saida de campo Aterro Sanitario e Galpão de reciclagem eo ônibus chegou.antes da turma entrar no ônibus a turma ensaiou a musica do Dia das Mães "flor do Reggae" agente ensaiou entramos no ônibus e fomos cantando cheguemos e ficamos um tempo parados no ônibus pra bióloga autorizar a turma para poder entrar .
E a bióloga liberou a turma do 5ºano da E.M.E.F Castro alves entramos,aterro sanitario vimos um monte de lixo tem o chorume que è o lixo podre o chorume vai para o tratamento para ir para a Corsan quando o chorume evapora é só quando tem sol .
E tem os gases tóxicos que é o lixo que libera isso nao serve para nada la no aterro sanitario vai lixo de Caichoeirinha,Gravataí e Esteio .
tem os pneus que é utilizado a parte lateral que é usada para fazer o dreno , O dreno serve para levar o chorume até o lugar dele .
Fomos para o galpão de reciclagem as mulheres separam garrafas,caixas de leite,plasticos,papelão,papéis e etc. eles tem que cortar uma tonelada e meia de papel reciclado +ou menos 26 àrvores nao contadas na natureza .de arvores para fazer os papeis para escolas ,empresas e etc.
Teve um homem chamado Gilmar ele explicou tudo o que eles fazem com os pneus usam praticamente todo o pneu usam a lateral para fazer o dreno para evaporar o chorume .
voltamos para a escola cantando ,dormindo, conversando...
Entramos para a sala de aula lanchamos conversamos e fomos almoçar 11:55 bateu e fomos pro projeto.

Pedro Henrique Silva

O passeio



hoje dia 06/10 de maio nos fomos até o Aterro Sanitário e o galpão,a gente teve que descer uma lomba que era toda embarrada e naquele barro era tudo lixo e cada vez vai fazendo um morro bem grande e em cima dele tinha, eu acho que tinha 4 ou 3 caminhões de lixo largando o lixo e tinha um lixo que se derretinha e virava chorume so que suja e inha para Corsan e virava água para agente beber.
E depois a gente foi para um galpão que era cheio de lixo e tinha varias coisas que a gente já tinha usado na casa e no colegio.
E também um cara falou sobre os pneus colocado no lixo era a quela potresam para os parafuzo nos telhados e varias coisas mais usan o pneu para varias outras coisas a e pro carro se não ele não anda so acelera e se mexe.

Paloma e Natalia

Passeio no Aterro Sanitário e Galpão de Reciclagem
No dia 06/05/10 nossa turma foi no Aterro Sanitário e Galpão de Reciclagem em Gravataí, conhecer um pouco mais do que nós estamos produzindo, no nosso mundo.
Pegamos o ônibus e fomos no lugar desejado demoramos um pouco, quando nós chegamos a frente do aterro sanitário a bióloga não tinha liberado a nossa entrada, mas depois nós conseguimos entrar. Ao entrarmos na companhia de dois homens, vimos uma montanha de lixo enorme que soltava um gás tóxicos que sai por chaminés, um dos homens explicou também que o lixo muito velho libera um líquido preto chamado chorume.
O chorume tem duas ultilidades, uma delas seria: um caminhão de 360.000 l pega o chorume e leva a Corsan onde é tratado, posto no rio, e a Corsan pega novamente a água do rio que e este trajeto é feito 4x por dia, a segunda ultilidade do chorume é joga-lo no aterro quando há sol para evaporar.
Um dos nossos colegas perguntou a um dos senhores quantos anos + ou - duraria o aterro, e quantos anos tinha o aterro e ele respondeu:
- O aterro tem 16 anos e pode durar dois anos!
Subindo uma lomba um dos homens explicou que tem um caminhão branco que recolhe o lixo orgânico.
Quando iamos ao galpão vimos uma pilha de pneus, que são ultilizados para fazer um dreno.
Quando entramos no galpão sentimos um cheiro muito ruim, mulheres da cooperativa de catadores separavam os lixos como: garrafas, caixas de leite e etc.
Tivemos uma explicação sobre o lixo que é reciclavel, e quando saimos do galpão também recebemos uma explicação sobre os pneus.
Voltamos ao ônibus e foi uma folia todo mundo começou a cantar, alguns colegas dormiram outros cantaram e emfim voltemos a escola.

vitória

Um Passeio Interessante
Hoje dia 06.05.10 nós fomos no Aterro Sanitario , o lixo está em fardos , tem muito lixo mesmo e também muitos homens trabalhando .
A JÔ está tentando fazer com que a gente entre para conhecer .Olha quanto lixo!,tem uma montanha de lixo.
chorume é um líquido que é lixo apodrecido,(36.000litros)por dia tiram de chorume.
Depois nós fomos para o Galpão de Reciclaagem , lá só o lixo seco , que da para reciclar , eles separam os lixos em sacos , caixa de leite em um saco , garrafas de vidro em outro saco..etc..
Conhecemos uma máquina que esta sendo criada , ela esta sendo feita limpar e moer o plástico , achei isso muito interressante , conversamos com um senhor que nos explicou que 40% de lixo orgânico vem no meio do lixo seco.
Depois falamos sobre o pneu , achei muito interessante , eles usam o pneu inteirinho , uma parte para o chorume e a outra vira ferro novamente , gostei muito so passeio!

ASS:Vitória

Daphne

ATERRO SANITARIO

No dia 6/5/2010 nós saimos da escola paara fazer uma pesquisa no Aterro Sanitario eu vi que lá tinha um líquido que era chamado chorume.O chorume escore do lixo para ir para uma piscina ,um caminhão de 360 mil litros leva o chorume para a Corsan que é tratada ,depois leva para o rio ,pegam para tratar outra vez .

GAlPÂO DE RECICLAGENS

Quarenta por cento do lixo é seco .sessenta por cento misturado com o seco com o orgânico.Por isso as pessoas deverião separar antes de chegar aaao Gaupão .Quarenta e seis tipos materiais enviados para o galpão.
O que mais agrega mai é o plastico .O que menos agrega é o papel.Uma tonelada e meia de papel so com a reciclagem poupa mais ou menos vinte e seis árvores de serem cortadas na natureza.

João vitor

Passeio ate o aterro Sanitário
Hoje nos fomos para umasaida de campo para um galpão de reciclagems nos fizemos muinta bagunça
quando chegamos um senhor nos apresentou um rio quese chamava chorumi.
O aterrosanitario servia para os lixos organicos tinha umas fumaças que saiam porali uma
fumaça toxica que pregudica meio ambiente.
Depois nos fomos ver os peneusum senhor nos explicou que os pneus foram uzados eles servem
para varias ultilidades como uma parte é usada pra escorrer do morro o chorume eles tambem aproveita
ferro que tem no lado para reaproveitareles querem fazer produtos artezanais openeu serve
para um monte de coizas.
Eles reciclam eu aprendi que eles tem que separar o organico do resiclaveis são papel, plastico,
e reciclaveis se nos reciclarmos mais isso a naturesa será mas conservado eseriamelhor paranos
també porque nos uzamospara um.
O lixo organico é lixo de restos de comida o lixo reciclavel voce pode reciclar umonte de
vezes nos vou tamos para o ônibus e voltamos pra a escola fazendo barulho.

eliezer

Passeio pelo Aterro Sanitário

A gente teve um passeio pelo Aterro Sanitário nos vimos uma montanhade lixo e tinha um lago que fedia e que o lixo quando ele fica muinto estragadoele viraliquido que-se chama chorume.
O chorume vai para Corsan para ser tratada e tem chaminés que saem um gás tóxico alguns até estavam saindo.
E o monte de lixo compravam a areiapara botar em cima do lixo para não feder.
E depois vimos pneus que fazem um canal que-se chamava dreno e eles pegam o aço e a lateral para fazer a borracha da cabeça do prego que segura as telhas.
E fomos para o galpam de reciclagem lá as funcioáarios separam plástico,vidro,papel e um homem falou de 1,5t de papel reciclados poupa +26 árvores que não são cortadas e depois fomos para escola cantando.

Marlon

Saida De Campo
Nós saimos do colégio vamos direto parta o ônibus porque nós vamos para o. Aterro Sanitario e Galpão de Reciclagem. Onde nós iamos era lá em gravatai. Antes de chegar lá nós perdemos mas o motorista desceu do ônibus e foi no barzinho para perguntas para o dono do bar . E ele voltou e seguimos em frente.
Chegando lá nós paramos na entrada porque um homem nós deixava nós entrada depois de vinte minutos e o homem deixava entrar o motorista estacionou e nós saímos do ônibus.
Dois homens que conheciam os aterro lá fez nós descer um barranco e nós vamos lá para perto de uma lagoa se que não se chama uma lagoa se chama chorume que é um líquido que sai do lixo e tem um caminhão que pega este líquido e leva para a Corsan ele limpa o chorume para mandar para as casas depois de tratar do a água.
E tinha uma chaminés que saia gaś tóxicos do lixão que tinha embaixo da terra que eles traziam de cachoeirinha , Esteio e Gravatai pegavam os lixos estavam para baixo da terra e depois começaram a botar no motivo botavam terra em sima dos lixos para não dar ratos, baratas e bichos . E depois nós vamos para um lugar que tem uns pneus e os homens nós explicaram o que ele fazem com o pneus . Eles pegam e levam para o morro, fazem um treno tirar o chorume do lixos e descer para a lagoa . E também ele usam a lateral do pneu.
Nós vamos para galpão de reciclagem que tinha umas mulheres que estavam esparando os lixos reciclaveis separavam garrafa caixa de leite plástico papelão . E depois itnha um homem explicou sobre a esparação do lixo ele dize um coisa muito importante se conseguir 5 tonelada eles dize não cortam + 26 arvores não são cortada. E depois nós voltamos para o ônibus e viemos para o colégio lamchamos e vamos para o almoço.

iury

O Poder da Natureza

Nossa escola Castro alves foi num passeio demoramos muito para chegar quando chegamos ficamos esperando um tempo mas conseguimos emtrar.
Primeiro fomos no aterro sánitario e um senhor disse que todo o lixo de Gravatai,Cachoeirinha e Esteio é a quele lixo já estava há mais de 10 anos em cima do do aterro sánitario tinha umas chaminés que por solta o gás tóxico .
E ainda tem o chorume que é caldo do lixo podre e eles tem a lagoa a onde fica o chorume depois fomos entramos no galpão de reciclagem e aonde vem todos lixos lá eles separam o lixo e tratam o plástico, se nos pudessemos separar o lixo em casa mesmo eles lá não teriam muito trabalho.

iury

matheus

Passeio
Primeiro cheguei na aula depois fomos para o galpão de reciclagem ,la dois senhores esplicaram do morro que tinha muitos lixos coberto de areia .
Depois explicaram que o chorume é lixo em forma de agua ,fedia e eles derrubavam o chorume para amolecer a areia ,e tinha também outro senhor dizendo que ia 3ou4 camimhões de lixo com 360.000 litros de chorume para transformar em agua .
Depois nós fomos para outro lugar onde tinha pneus e umas mulheres que tavam reciclando coisas ,e la fora um cara explicou que eles estavam desenvolvendo uma forma para reciclar pneus .
Depois de tudo fomos para o onibus e o Matheus estava copiando o que ele anotou no caderninho e mudou de lugar e dai sem querer eu dormi e quando eu acordei todos estavam cantando muito alto e depois o Matheus estava berrando como louco cantando mais alto que todos e dai passamos pela uma rua perto do colegio,e finalmente chegamos ,lanchamos e começamos um texto sobre o passeio.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Museu Marinho





Oi Pessoal! Vocês sabiam que o tubarão Tigre é conhecido pelo apelidos de "boca de lixo", pois já acharam em seu estômago tampinhas de garrafa, latinhas de refrigerante, sacolas plásticas e isso pode levá-lo à ... As tartarufas marinhas confundem seu alimento predileto que são as mães d'água com sacolas plásticas e o peixe Mero está quase extinto de nossos mares!! Comente as fotos e o que você acabou de ler.