quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Thaina

A missão
A vida dos indios era muito mais clama antes dos jesuitas chegarem ali nas terras dos indios e os indios vian de outras formas como os indios vivian da propria cassa de peixes animais e eles acredi

Ana Gabriela

A Missão
Os índios viviam antes dos padres chegarem com seus custumes e com sua tribo eles
estavam bem com a natureza e quando os caçadores vinham tentar capturar os ińdios eles
senpre tinhan uma armadilha pronta.
Com a chegada dos padres os índios comesaram a aprender maismda palavra de Deus e os
indios foram se unindo aos padres que ali estavam .
O objetivo dos padres na missão era de catequizar os índios e fazer com que eles se
retirasem daquele lugar e fosem para a cidade e os portugueses não o tratasem como escravos.

andre parodi

A MISSÃO
A vidas dos indios antes da chegada dos padres jesuitas era cheia de guerra com os com os portugueses e espanhoes a vida de nao e facio

com a chegada os padres jesuitas era muito boa eles casavão pele de animais
e tambem eles fizerao

greyce kelle sousa

A missão



Antes da chegada dos padres jesuitas os índios matavan animais para comer eles eran muito
felis e gostavan muito de produzir instrumento e ouvilos .
Depois da chegada dos padres eles estavam atento com a floresta e mais preucupados com as
outras familia, mais eles ja eran prisoneiros dos portugueses .
Os padres 1querian converter, os indios pregar a palavra para eles para que não tivese mais
vilencia entre os portugueses e os indios

pedro

A missão


A vida dos indios antes da chegada dos padres era muitos diferente, os indios matavam pessoas que eles não gostavam, atirando eles na cachoeira,e eles caçavam animais para comer.
Com a chegada dos padres eles viviam diferente do que antes.Agora eles não mas matam as pessoas atirando na cachoira agora eles dejam eles viver so que não nas casas deles porque eles tem que ele mate todas as crianças e eles também.
os obgetivo dos padres jesuita era não deijar os potugueses matar eles mais como os portugueses tinhão mais eles perderam a guerra e so ficou os filhos dos indios, a e também encinaram eles muito.

Francieli de Oliveira Cassetari

A missão


A vida dos índios antes da chegada dos padres era diferente,eles caçavam animais com a flechas,armadilha para comer,não ussavam roupas iqual as nossas,ficam de pé no chão.E fazia do jeito deles.
Com a chegada dos padres eles viviam diferente do que antes.Agora os índios fazem oque os padres mandam,e nem oque eles faziam antes da chegada dos padres e também construiram uma missão.
O objetivo dos padres jesuítasnmas missões era ensinar pros índios que era a unica religião católica,e que eles tinham que ser da religião católica.

patrine

A missão
Antes da chegada dos jesuitas eles viviam na floresta casando animais eles coliam frutas para so
brevive.
E eles eran escravos dos epanhos eos potugueses.



Com a chegada dos padre jesuitas os indio a prenderan plantar e colher era a propia comida e eles suberam se vistir melhor ele não estavam mais matando os bichos para comer, depois tudo votou ao normal.


O objetivo era catequizar os indios para eles fazerem esa missão mas acabou o padre miguel morrendo
mais os indios já estavam catequizados.

luara caroline

A missão

A vida dos índios antes de chegar os padres jesuítas. os indios era muitos diferentes caçavam para comer faziam armas, matavam pessoas.
E depois com a chegada dos padres jesuítas os indígenas passaram a viver coisas muito diferentes do que eles viviam. eles começaram a vestir roupas, eles começaram a achar que a região católica era a unica região verdadeira eles começaram a tocar instrumentos musical violino e coisas mais.
O objetivo dos padres jesuitas é ensina para os indios que a maneira que eles viviam tava errada. os padres queriam ensinar para os indios que a região catolica era a unica região verdadeira que era a unica região que eles tinhão que ser

Paloma Richter

A Missão

A vida dos indígenas antes da chegada dos padres jesuítas era caçar para comer, e o resto do animal eles usavam para se enfeitar e a pele usavam como cobertor, também pescavam, faziam rituais, faziam suas próprias casas, e sua própria "cidade",os índios falavam outra língua e viviam na mata e não usavam roupas.
Mas com a chegada dos padres jesuítas eles começaram a usar roupas, e mudaram totalmente seus costumes, até se cateczaram, aprenderam a tocar instrumentos como violino, e eles viraram católicos, constuiram igreja me foram obrigados a virar escravos.
O objetivo dos padres jesuítas era ensinar para os índios que existia outro tipo de maneira de viver, e que a maneira que eles estavão vivendo era "errado".

matheus riella

A Missão
Os índios viviam caçando animais pra comer e viver disso, eles montavam casas pra morar,
criavam familias, dividiam tudo com o resto da tribo,é as frutas que eles colhião.Quando
matavam os bichos, depois de comer, eles tiravam a pele pra se esquentar.

Quando os padres jesuitas chegaram com as missões mudou tudo, os jesuitas começaram a
mudar os custumes,modo de viver, ensinaram a plantar, fazer criação de gado e isso mudou a
vida intera dos indios.

O objetivo dos padres era insinar nossos custumes, fazer com que mudassem de religião
e o tipo de vida que eles tinham. Os índios começaram a usar roupas e isso mudou tudo,também
começaram a escravisar alguns índios.

marlon

A missão
Antes do jesuitas ir para o brasíl os indios viviam fazendo armas, potes de cerâmica eles casavam bichos para comer usavam para fazer coisas para seu corpo os dentes eles usavam para fazer correntes e o pelo do bichos eles fazian uns cobertores para eles, e eles fazian armadilhas para proteger seu lugar.
Com a chegada dos padres jesuitas os indígenas começaram a fazer muitas armas, botar armadilha em toda região, e os padres mandaram um de seus amigos a rio a baixo e os indios foram lá e quebraram um instrumento de um homem e veio um dos indios e deu um novo instrumento e eles ficaram mais espertos.
Os padres jesuitas haviam dito para os indios que eles tinham um deus que não queria que eles atacassem mas veio outro padre e disse que era para atacar se não os jesuitas iriam pegar toda sua região.

Fernanda Moura k

A missão
Os índios eram muito diferentes,eles caçavam,faziam armas,matavam pessoas, acreditavam que tinham deus da terra,deus da chuva,não acreditavam só em um deus o deus próprio.Os indíganas algumas vezes eram malvados.Qualquer pessoa que pizava na mata eles caçavam e matavam.
Com uma chegada de um padre,a vida dos índios mudaram começaram acreditar em um śo deus.Construiram uma igreja começar evangelizar,amar śo um deus,não era mais aqueles índios que matavam pesssoas inocentes,eles pegaram confiança no padre jesuítas.
O objetivo dos padres jesuítas era ensinar para os índios que maneira que eles viviam era errada,os padres também queriam que os índios seguiam a igreja católica que na quele tempo era essa religião que era a certa.

F

deivid ricardo brum pegorara

A Missão
A vida dos índios eram normal, antes dos padres jesuitas chegarem, era tudo
normal, eles cominham coisas da froresta. Os jesuitas iam levar a religiam
para os indios.


Depois que os padres jesuita chegaram, os indios tiveram mais cuidado
com os caçadores da floresta, todos repeitaram os padres jesuitas, pois com a
chegada dos padres, tudo ficou mais fácil.


O objetivo dos padres jesuitas nas missões eram levar a religião para todos os indíginas. Os padres jesuitas tinham que ter muita calma com os indiginas
se não os indios podriam se assustar.

joão vitor

A missão

s indíginas eles jogavam os jesuitas cachoera abaixo os custumes deles éra
idolatrar varios deusis.
Os indíginas acreditarão en um só deus ese organisavam melhor porque eles não
matavan mais jentes eles aprenderão afaser catequese e montaran uma igreja
e ce diver tião muito mesmo os jesuitas melhorarão muito a vida dos indíginas

Eliezer

A missão

Eles vivião dos recursos da natureza como animais,frutus,verduras e legumes e os seus deuses não tomavam remedios eles tomavam chás.
Eles paçarão a viver e a creditar em Deus e os jesuítas querião que os indigenas aprendecem catequeze e eles construirão oficinas diversas como a musical eles trabalhavam para manter comida e bebidas para todos e tambem a missão eles viviam com jesuítas como se você ermões eles erão muintos felizes

wilian

A missão
Eles viviam dos costumes dos antepasados e do recurso da natureza como os animais e idolatrar os seus deuses e eles não tomavam remedios eles tomavam chás.
Eles começaram a viver e a acreditar em Deus como os jesuitas eles tinham diversas oficinas de musica eles trabalhavam para manter as missões com comida e bebida para todos os moradores graças aos jesuitas todos os que trabalhavam para manter a missão feliz como eles viviam com os jesuitas e seus filhos e filhas e com os amigos e amigas les viviam muito feliz com o amor e carinho de deus.
o obijetivo era catequizar os indiginas e fazer com

matheus fraga

A missão

O indio era escravizado desprezado, eles caçavam e só podiam ter um filho,se nascessem dois filhos, o segundo era morto na mesma hora. Eles não tinham religião e tambêm não tinham escolas , igrejas e plantações.

Os indiginas comessaram a viver melhor por que não eram mais escravizados, desprezado e ja tinham escolas, igrejas e plantações e ja tinham religião e podiam ter mais de dois filhos os indios em vez de cassar e eles cuidavam dos animais.

O objetivo dos padres era de catequizar e impedir a escravizassão dos indios e aumentar o a quantidade de catolicos e fazer os mercenarios prarar.

matheus fraga

Ana Gabriela Santos Martins

Diuly Venina

A Missão
Antes da chegada dos jesuitas os indios vivian na floresta caçavam animais e comian as frutas colida das das árvores e eles erão capturados para ser escravosos indios tambem acreditavam em outros deuses.

Com a chegada dos padres jesuitas os indios aprenderão a plantar para e colher a sua propria comida os jesuitas mudaram a vida dos indios mudou muitoeles fizeram os indios acreditar em deus.

O objetvo dos padres era catequisar os indios e levalos as missãoes e acabar com a escravidão da queles idios.

emelly nunes raupp .

a missão

Antes da chegada dos padres jesuitas, os índios adoravam caçar animais, também adoravam os deuses. Eles gostavam muito de tomar banho no rio.


OS índios se catequizaram e ficaram católicos ensinaram a religão e eles ficaram muito felizes .

ERA catequizar os indios eo cupar a terra dos Brasil .
.




.

Karoline

A Missão
Os índios eram caçados por homens para serem escravos dos brancos,eles adoravam outros deuses,e cultivavam vegetais e ervas,os índios gostavam de andar descalços e se defendiam com arco e flechas.Não estudavam e se alguém viesse ocupar suas terras.
Quando os padres jesuítas chegaram onde os indios estavam,eles passaram a ser da religião católica,e a adorar um só Deus,eles aprendiam a fazer artesanato,e sempre do lado da igreja tinha um cemitério

vitória

A Missão

Os índios caçavam , matavam os brancos pois pra eles eram impostores.
Eles aprenderam a tocar intrumentos não matavam os brancos , aprenderam a seguir uma religião , a religião catolica.
O objetivo dos padres jesuitas era catequisar os índios e salvar eles da escravisão , pois para os padres a única religião verdadeira era a católica.

vitória

A Missão

vinicius

A missão
Antes de chegar os jesuitas, os índios viviam como animais e aproveitavam os dentes para fazer colares e correntes grandes.Eles moravam em uma oca grande,botavam um pano naqueles lugares pessoais e não andavam com calçado, andavam de pé descalso.
Com a chegada dos padres os índios comesaram a botar roupa e chinelos no corpo,comessaram a fezer armas e armadilhas pela floresta.
O objetivo dos padres jesuitas era evanjilizar os índios mas veio outros padres e falaram para fazer uma gerra contra os portugueses por que os portugueses quiriam a terra dos índios.por que quiriam acumular mais riquesas.

Gustavo M. Lessa

A Missão

A vida dos índios era ruim, eles caçavam e os portuguêses compravam os indios para trabalhar como escravos para eles eles eram forsados a ir junto com os portuguêses porque não tinha ninguem para defender eles.
Com a chegada dos padres os indígenas pararão de caçar e quando os portuguêses vinham comprar os indígenas, os padres não dexavão eles comprar os indígenas porque eles tra ta vão os indígenas como escravos e os padres não dexol eles levarem os indígenas.
O objetivo dos padres na missão era ajudar os indígenas a catequizar, e defender os indígenas para que os portuguêses não levasem os indígenas para serem escravisados pelos portuguêses, os padres vieram para livrar os indígenas da escravidão para eles não serem mais escravos dos portuguêses.

cristian

Os passarinho


Era uma ves um menino que se chama cristian ele tem um ninho no quintal
ele sempre depois que ele toma cafe ele vai achar minhoca para dar
para os passarinho e os filhotes e ele tem que ir
pegar a escada para subir para dar as minhocas
e os passarinho tomam aquele cafe e meio dia
eles comem aquela comida.
E no outro dia de manhã o menino já
tinha as minhocas já no pote e o menino
foi pegar a escada para botar a escada na
árvore para subir para dar as minhocas
para os passarinhos.
E os passarinhos estavam crescendo
rapido e eles já estavam comsegindo voar
alto esse é o fim da história.

daphne

A MISSÂO

Os índios eram livres viviam de caça e pesca eles eram grandes agricultores eles se defendiam com armas feitas por eles mesmos.Os Portuguses pegavam os indios e mandavam eles botarem roupas adequadas e usavam eles como escravos e mautratavam eles.
Depois que os padres jesuitas chegaram começavam a catequisar os índios.
Os índios começaram a construis casas e uma igreja e ate mudaram os seus custumes.
O objetivo dos padres jesuitas eram catequisar os índios e eles aprenderem a resar os padres jesuitas também encinaram os índios a cantarem.

suelen

A MISSÃO

As vidas dos índios eram mais calmas sem os padres ali mas depois que eles chegaram na aldeia foi tudo mudando, os padres queriam que eles ficasem com a missão mas os portuguêses os padres queriam apenas ajuda-los com a missão.
Os indigínas ficaram mais calmos com a chegada dos padres, os padres jesuitas ja sabiam da gerra que haveria ali ja estavam se preparando pra gerra fazendo armas que eles faziam, um dos padres sabiam falar os idiomas deles.
os padres queriam que o objetivo dos indigínas é que eles ficassem cam a missão por que eles os portuguêses iriam mata-los na gerra e foi o que aconteceu os portuguêses mataram uma menininha e todos os indios só restaram as crianças os mais velhos cuidavam dos mais novos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

andre

LUGAR ONDE EU VIVO

EU SOU ANDRE
MORO NO MUNICIPIO DE CACHOEIRINHA
TENHO MUITOS AMIGOS
E MINHA VÓ SEMPRE ME DEIXA BRINCAR
COM MEUS AMIGOS

AS VEZES EU VOU PARA BEM LONGE
NO CITY PARQUE
TOMAMOS BANHO NA PISCINA
E TAMBEM BRINCO NA PRACINHA

VOU EM PORTO ALEGRE
COMPRAMOS MAÇÃ LARANJA E BANANA
LA NA FEIRA DE P0RTO ALEGRE

QUANDO PASSEIO EM PORTO ALEGRE
TEM COISAS LEGAIS PARA VER
VEJO O MERCADO
LA TEM MUITAS BANCAS

GOSTO DOS ENFEITES DE PEIXES
DE COLOCAR NA PAREDE
ELES SÃO COLORIDOS.

Fernanda m

Na minha rua

Na rua onde moro
tem muitas brincadeiras
onde me diverto e faço
muita zueira.

Ali na minha rua
só tem gente arteira
como eu haha! Isso
nao é brincadeira.

Minha rua é elegante
é muito aconchegante
sempre brilhando
como fosse um diamante.

Tenho muitos visinhos
pequeninhos,
E muito arteirinhos.

Minha rua é bem bonitinha
é bem pequininha
Mas porem bem deligadinha.

Se quiser conhecer minha rua
corre bem rrapidinho
Para conseguir ver tudo limpinho.

Luara

Minha Cachoeirinha



Moro no RS cidade maravilhosa
Estudo numa escola perto da minha casa
Conheço todas as professoras
E sou nota dez cem e mil a melhor estudiosa do brasil

Moro numa rua
Que nao é grande nem pequena
A rua que eu vivo tem muitas casas
De todo o tipo de madeira de material até de palha

Tem pessoas de todo tipo magro, gordo, feio, bonito, etc...
Tem uma menina lá que NOSSA, é um palito
Tem outra que sai gritando pela rua é uma locura
E eu fico quieta no meu cantinho, hihihi

Esse é o meu RS
Que eu morei até hoje
E vou morar para sempre
Essa é a minha cachoeirinha.

marlon

onde eu vivo
cazinha
Eu vivo em cachoeirinha
Minha casa é bem pequenininha
E a minha irmã e bem safadinha

Meu quarto é uma lixeira e
A minha rua se cham
Texeira

Minha escola é pequenininha
E bem quentinha

Dentro do oníbus é uma critasada para voltar
é uma bagunsada

A hora que eu vou para o parque estou fico molhado
Depois minha casa fica encharcada

Quando eu vou para a festa meu irmão se enbebeda
Depois se descarrega

Matheus Riella

Meu lugarzinho

O lugar onde vivo
é quente
o que eu faço é legal
e quando vejo filme
vejo quentinho e tapadinho.

O lugar onde vivo
fica 10 vezes melhor
quando tem hamburgers
e refri.

Nas sextas e sabádos eu vejo
filme até de madrugada e quando
meu amigo vai lá em casa na sexta ou sabado
agente fica jogando Play2
até mais tarde.

deivid ricardo

Minha rua é grande
Moro na rua Edigar Bins
ela e bem assim
ela possa carro, motocicleta
passa ate o seu madruga andando de bicicleta.



Minha mãe faz comida
para todos e ate pra mim.
E o meu irmâo
gosta de bicicleta e gosta de andar com a boca aberta.


Na minha rua tem carro que pexa
minha mãe no volante perigo constante.
E tanbem tem o meu pai que anda rapidão
com eu e o meo irmão.


Gosto de andar na moda e ter o meu estilo.

Paloma Viana Richter

Minha Rua

Na minha rua tem uma fofoqueira
que só fala besteira;

Ela vive a procurar,
uma fofoca para contar.

Cuida até do chafariz,
mas não cuida do seu nariz.

A minha rua é especial,
e nela mora:Seu Juvenal,
dona Carminha e sua madrinha,
seu João que come feijão,
e muito mais.

Perto da minha casa tem um mercadinho
que seu Felipe leva Pedrinho
para comprar livrinhos.

Cachoeirinha é minha cidade
onde tenho muita felicidade.

matheus fraga

meu sitio


Eu moro num sitio
onde tem animais
cavalos ovelhas etc
coisa e tal.

Tenho amigos são
tão legais um atraz
do outro rapais.

Descobri um guri
tão legal ele é meu pars-
-seiro tão legal pro meu gosto.

Tem um caminho
tão bonito do sitio
pra escola pois
ela que eu jogo
bola.

Thaina

Aqui é o meu lugar


Cidade maravilhosa cheia
de graça tanta beleza que
destribui graça.


Belesa que é maravilhosa
cidade que deixa todos bobos
com a sua beleza de ser.

Cidade bonita que me fasina
que eu sou louco pela esta´
cidade.

Esta´ cidade tem ruas estreita
ruas largas e grandes que não
tem fim.

A cidade é a assim bonita
é bele que tem cheiro de
de jasmin.

Jasmin se junta com a sua
beleza fica uma cidade recheada
de lindeza.


Mais aqui beleza esta´ cidade de
onde eu moro que sou louca por ela.

patrine

A casa e minha rua


Eu moro numa casa que tem fogão
mas não tem butijão.


Eu moro numa rua que andam caminhão
quando pisam no acelerador faz barulho.


Na minha casa tem janela de vidro
quando a minha irmã olha pra rua
sente dor de ouvido.


Na minha casa minha mãe assiste novela
meu paié um terror e minha irmã é tagarela.

greyce

Minha casa


Tenho uma casa que tem fogão
mais não tenho butijão.

Tenho uma casa que tem um
quarto tem coberta mais não tenho colchão.

bonita bonitinha que é uma boneca
que tenho no meu quarto meu quartinho
que é bonita e linda.

Tenho uma vassoura louca
que me falta e a pasiencia
para sobir e decolar.

Ana Gabriela Santos martins

Rua Encantada
Minha rua é encantada
tem muita gente engraçada
Como a menina Bruxa Queca
Que bota fogo nas bonecas.

Tem o menino tiriri

Que quando esta com
Medo faz xixi.

Tem a tia Maricota que
Como professoura é
Uma derrota porque
Ela não sabe dar nota.

Tem até o seu João que se ti ver
quer dar mamão e é essa a
Rua Encantada.

Vanessa martins da silva

Minha casa minha familia
Tenho uma casa que não é bonita nem bonitinha
mas fica sempre arrumadinha.

Vanessa martins da silva

Minha casa minha familia
Tenho uma casa que não é bonita nem bonitinha
mas fica sempre arrumadinha.

emelly nunes raupp

o lugar onde vivo
eu moro numa casa bem bonita .
ela é bem legal é bem limpinho e bem organizaçao .


na rua onde eu moro eu tenho varios amigos bem legais e amigas suprer legais .


na rua onde eu moro tem varias casas bem bonitas e padios bem legais


eu tenho um colega que mora na minha ele é bem legal
eu tenho uma colega que mora na minha rua ela é bem chata .

iury

Lugar onde vivo



Amor ta no pumão
Paz ta no coração.

Eu gosto de falar com meu pai
por que ele e homem e mintende
minha mãe e mulher e não intende.

Adoro andar de moto esqueso tudo.

Adoro brincar de esconde esconde
por que me escondo e ningum me acha.

eliezer

Minha rua
Na minha rua passa carro
passa motocicleta o
seu Madruga e a ate a bruxa Queca.


Na minha rua tem um menino chamado Paulinho
e os meninos de la ficão gritando Paulinho
baleia saco de areia!


Eu canto musicas legal meu pai
não sabe cantar ele sabe e rimar.


Na minha rua vejo a vida passa num piscar de olhos
Deus pode te levar.

Francieli

Onde eu vivo!

Minhha casa é
muito boa de morar
é lá que gosto de ficar


Minha rua é muito linda e
muito colorida
que nem minha vida.


Em minha cidade
sou muito feliz
é um lugar
que sempre quiz.


Esse lugar que
tanto falo
se chama Cachoeirinha
que é uma pequena
cidadezinha.


Eu tenho uma
vizinha que se
chama Aninha
que vive sempre
de trancinha.

Cristian

Minha vila é bonita

Meu nome é Cristian
e eu tenho uma amiguinha
que se chama tininha

e ela é muito fofoquerinha
e ela tem amiguinhas
que são igual a ela

e na minha vila tem
campo para nós jogar bola
e a minha vila e muito legal


eu tenho muitos amigos
e as casas são muito
bonitas e nosso campo é limpo

vinicius

Minha vida
Eu gosto de andar de caminhão
porque gosto do roncão.

Eu gosto de andar biciclrta nas ruas
porque são lindas.

Eu gosto de estudar
e brincar.

Eu amo meu pai
ele gosta de pys.

Meu pai não sabecantar
mas sabe rimar.

Eu gosto de ruas porque
são lindas.

andre

O lugar onde eu vivo


Euvivo numlugar calmo e tranquilo.

O lugar que eu mais gosto de ir é
no SHOOPING é muito legal e divertido.
O lugar onde eu vivo


Euvivo numlugar calmo e tranquilo.

O lugar que eu mais gosto de ir é
no SHOOPING é muito legal e divertido.

Perto da minha casa tem
um mercadinho e uma padaria
No município onde
moro tem muitos coménrios.

Antes de morar nesse múnicipios eu morava
na casa da minha vó e do meu vô.


Perto da minha casa tem
um mercadinho e uma padaria.
No município onde
moro tem muitos coménrios.

Antes de morar nesse múnicipios eu morava
na casa da minha vó e do meu vô.

ronaldo

O lugar onde vivo

Eu vivo em cachoeirinha e tem esse nome
porque tinha uma linda cachoeira.

Cachoeirinha tem uma ponte que passa debaxo dela
um rio que se chama rio gravatai.Gravatai é ao lado
de cachoeirinha.

Mas cachoeirinha é tão bela que todo mundo gosta
da nossa cachoeirinha.

Karoline

A rua onde moro
A rua onde moro está em reforma
Logo depois tudo fica em forma

Moro na frente da pracinha
Não moro em uma casinha
Moro em apartamento
Onde meu pai quer fazer casamento

Na rua onde moro todos andam de bicicleta
Alguns andam também de motocicleta

Na rua onde moro as pessoas são legais
Mas na pracinha só tem animais

Diuly Venina

O lugar onde vivo

O lugar onde vivo é maravilhoso
tem árvores flores é muito divertido
na rua tenho muitos vizinhos.

Eu não me arrependo de ter nascido aqui
Na rua onde eu moro quase nunca tem briga mas quando tem é uma intriga

Aonde eu vivo tem muita natureza é dimais
é lindo o lugar onde eu vivo

Na escola sou muito feliz as
professora são muito legais

No lugar onde vivo no verão primavera
qualquer coisa a cidade é sempre bela

Vitória

Minha Rua

Conheço varios lugares,
um deles onde mora meu tio Soares.
A casa é bela,
bem parecida com uma capela.

Lá também mora Nina,
aquela que faz biscoitos para festa junina.
Lá também mora Pedro,
aquele que brinca que é brinquedo.

Lá também mora Ana,
aquela que ja morou na rua Savana.
Ana é engraçadinha,
mas também bem sapequinha.

Lá também moro,lá no cantinho,
bonitinho e ajeitadinho.
Mas porem ,
bem pequenininho.

Minha rua é brilhante,
e muito aconchegante.
Sempre brilhando,
como diamante.

Gosto muito da minha rua,
mas não sei o porque.
Não sei se são os vizinhos,
que me dão paz , amor , e carinho

Tenho muitos vizinhos,
os pequeninhos,
os bens arteirinhos,
e também os velhinhos.

Se quiser conhecer minha rua,
va lá para ver.
Garanto vai se surpreender,
vou te mostrar tudo que quiser conhecer.

joão

O luguar onde vivo
Meu quarto é uma bagunssa
Meu bairro é uma furdunssa

Antes do recreio
vem o lanche com recheio

Quando agente vai para um passeio
É uma barulhada quando agente volta
É uma bagunsada

Quando chego em casa tem uma quentinha
Quando saio levo uma geladinha

Quando vou dormir minha cama fica quentinha
Quando saio minha cama fica geladinha.

wilian

Lugar onde vivo

Nasci em cachoeirinha essa doce e meiga
cidadizinha tão doce quanto um bebe que
ao dormir faz nhenhe sem escola cachoeirinha
não seria nada seria apenas um lapís de ponta
quebrada.

quando acordo de manhâ escuto o som dos
passaros são tão lindos e altos
da para ouvir dos quartos inha inha eu adoro
cachoeirinha.



























cachoeirinha



































































































































































































nhenhe

ronaldo